Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Terça, 19 Dezembro 2023 14:32 | Última Atualização: Quarta, 02 Outubro 2024 17:44 | Acessos: 140

A formação profissional em Serviço Social no estado do Pará teve início na década de 1950 com criação de uma Escola de Serviço Social que foi posteriormente doada ao Instituto Ophir Loyola e teve sua primeira turma diplomada ainda em 1958. Na década de 1960 a Escola foi integrada por lei à Universidade Federal do Pará (UFPA), constituindo-se assim o Curso de Serviço Social, que passou a integrar o Centro Sócio Econômico (CSE) e, posteriormente, o atual Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), com a designação de Faculdade de Serviço Social (FASS).

Incorporando as Diretrizes Curriculares (DC) para os cursos da área no Brasil, aprovado na década de 1990 pela então Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social (ABESS), atualmente Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), a FASS/UFPA teve seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) implantado em 2005 e regulamentado no ano de 2006 através da Resolução do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFPA).

A Faculdade oferta o curso de Serviço Social em regime acadêmico seriado, extensivo, presencial, com a oferta de 120 (cento e vinte) vagas distribuídas nos 03 (três) turnos (matutino, vespertino e noturno) e uma carga horária de 3.130 (três mil cento e trinta) horas, distribuída em 09 (nove) semestres, ao final do qual é concedido o título de Bacharel(a) em Serviço Social. Como parte dos esforços de qualificação permanente da formação em Serviço Social foi criado na década de 1990 o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), com o curso de Mestrado em Serviço Social seguido, na década de 2010, da criação do curso de Doutorado em Serviço Social, únicos na modalidade strictu sensu da Região Norte do Brasil.

O protagonismo da FASS/UFPA no estado do Pará se consolida com a expansão da graduação pública, laica e presencial em Serviço Social, muito especialmente a partir do ano de 2009 com a contribuição da Faculdade para a criação do curso de Serviço Social do campus universitário do Marajó, localizado no município de Breves. Na década de 2010 a FASS/UFPA ofertou ainda 02 (duas) turmas flexibilizadas de Serviço Social no campus universitário de Abaetetuba, localizado na Região do Baixo Tocantins, concluídas em 2018 e 2022. No ano de 2020 a FASS/UFPA passou a integrar o Convênio firmado pelo Governo do estado do Pará com a UFPA, que deu origem ao “Programa de Formação Continuada Forma Pará”, ofertando turmas de graduação nos municípios de Curuçá e Mocajuba (Mesorregião Nordeste paraense) e Gurupá (Mesorregião do Marajó).

Para a formação profissional em Serviço Social no campus de Belém, a FASS conta com um corpo docente composto por 38 (trinta e oito) professoras(es), das(os) quais 33 (trinta e três) delas(es) – o que corresponde a 87% – possuem formação graduada em Serviço Social e 95% do total possuem titulação de doutorado. Além do ensino o corpo docente desenvolve – fundamentado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão -, atividades de pesquisa e, principalmente, de extensão universitária. No seu geral estas atividades são pautadas na investigação e intervenção crítica das desigualdades sociais resultantes da estrutura capitalista, racista e patriarcal, que se materializam na ausência e/ou insuficiência de políticas públicas de trabalho, saúde, educação, habitação, saneamento e outras e, ainda, que se adensam no conjunto de preconceitos e discriminações como racismo, sexismo, capacitismo, etarismo e fobias em geral as quais, regionalmente, ganham singularidade no contexto das desigualdades vigente no mundo, no Brasil e nesta porção continental designada como Amazônia.

Tempo para Integralização do Curso: 09 semestres

Fim do conteúdo da página